O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser considerado um importante instrumento de promoção da igualdade social por diversos motivos. O principal deles é o acesso à Educação Superior. O FIES permite que estudantes de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em instituições privadas, que muitas vezes têm mensalidades mais altas do que as instituições públicas. Isso amplia as oportunidades educacionais.

Ao possibilitar que estudantes de baixa renda obtenham financiamento para seus estudos, o FIES ajuda a reduzir as desigualdades econômicas, proporcionando a esses indivíduos a oportunidade de melhorar sua situação financeira por meio da educação, que é frequentemente vista como um meio de ascensão social. Além disso, o FIES permite ao indivíduo competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Ao financiar a educação em diversos campos de estudo, o FIES contribui para a diversificação do perfil profissional da população, o que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Ao permitir que mais pessoas tenham acesso à educação superior, o FIES pode estimular a inovação e o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, pois uma força de trabalho mais educada tende a ser mais criativa e empreendedora.

O FIES também pode contribuir para reduzir as disparidades regionais em termos de acesso à educação superior, uma vez que está disponível em todo o país.