Não é só o Brasil que tem um sistema de financiamento estudantil como o Fies, que oferece financiamento a estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Outros países também oferecem benefícios aos seus estudantes, seja em instituições privadas ou públicas. Dá uma olhada em alguns programas estrangeiros:

  1. Estados Unidos – Federal Student Aid (FSA): O FSA é um programa do governo dos EUA que oferece assistência financeira para estudantes de graduação e pós-graduação por meio de subsídios, empréstimos e bolsas de estudo. Os empréstimos são geralmente subsidiados ou não subsidiados, com taxas de juros variáveis e opções de pagamento flexíveis.
  2. Reino Unido – Student Loans Company (SLC): No Reino Unido, o SLC administra o financiamento estudantil para estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes podem acessar empréstimos para taxas de matrícula, custos de vida e outros gastos relacionados ao ensino superior. Os empréstimos são pagos com base na renda após a formatura e podem ser perdoados após um certo período.
  3. Austrália – Higher Education Loan Program (HELP): O HELP é um sistema de empréstimo do governo australiano que cobre as taxas de matrícula para estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes começam a pagar seus empréstimos uma vez que alcançam um determinado nível de renda e os pagamentos são calculados com base na renda anual.
  4. Canadá – Canada Student Loans Program (CSLP): No Canadá, o CSLP oferece empréstimos e bolsas de estudo para estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes podem receber assistência financeira para taxas de matrícula, livros e custos de vida. Os empréstimos têm juros baixos e os estudantes têm um período de carência após a formatura antes de começarem a pagar.

Comparativamente, o FIES difere desses programas em alguns aspectos. Enquanto o FIES é especificamente voltado para estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas no Brasil, esses programas internacionais oferecem mais opções de financiamento para estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes tipos de instituições, tanto públicas quanto privadas. Além disso, os programas internacionais frequentemente têm políticas de reembolso baseadas na renda do indivíduo após a formatura.